domingo, dezembro 17, 2006

Der Himmel über Berlin


Um filme que fala sobre o divino e o humano.

Teatro Judeu

The Dybbuk, or Between Two Worlds (Yid. דער דיבוק אדער צווישן צוויי וועלטן) is a 1914 play by S. Ansky, relating the story of a young bride possessed by a dybbuk — a malicious possessing spirit , believed to be the dislocated soul of a dead person — on the eve of her wedding. The Dybbuk, is considered a seminal play in the history of Jewish theater, and played an important role in the development of Yiddish Theatre and theatre in Israel. The play was based on years of research by S. Ansky, who travelled between Jewish shtetls in Russia and the Ukraine, documenting folk beliefs and stories of the Hassidic Jews. ( Wikipedia)

Nouvelle vague

O termo retrata um grupo francês Nouvelle Vague que apostou nas tendências musicais que fizeram história no fim dos anos 70 até a metade dos anos 80 e transformou tudo em bossa nova.

É também um termo que representa o movimento artístico do cinema francês que se insere no movimento contestatário próprio dos anos sessenta. No entanto, a expressão foi lançada por Françoise Giroud, em 1958, na revista L’Express ao fazer referência a novos cineastas franceses. Sem grande apoio financeiro, os primeiros filmes conotados com esta expressão eram caracterizados pela juventude dos seus autores, unidos por uma vontade comum de transgredir as regras normalmente aceitas para o cinema mais comercial. (Wikipédia)

Sabina Spielrein


Sabina Nikolajevna Spielrein ( 1885-1942) era uma jovem russa judia que entre 1904 e 1905 ficou internada em um hospital psiquiátrico de Zurique, na Suíça. Recebeu tratamento do doutor Carl Gustav Jung, sendo que paciente e terapeuta tiveram um romance. Depois de sua melhora, Sabina torna-se uma psicanalista famosa abrindo a famosa Escola Branca para crianças na Rússia. É morta pelo nazismo.
"Jornada da Alma" conta parte de sua vida, o que me chamou atenção é o fato de que Sabina era judia, sofria de histeria, tornando-se uma das mais famosas mulheres psicanalistas de sua época. Na foto ao lado, a personagem do filme que representa Sabina está em uma exposição de Gustav Klint, um pintor famoso que abordava figuras do inconsciente, principalmente o nu feminino.