segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Olhos Abertos (filme)


Após a morte de seu avô, um garoto passa a buscar o significado da vida e de Deus. Dirigido por M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido) e com Rosie O'Donnell, Denis Leary e Robert Loggia no elenco.

MEMORIAL DE TEREZIN


Theresienstadt tem a forma geométrica de uma estrela de muitas pontas. Antiga cidadela fundada pelo Imperador da Áustria em 1780, é rodeada por altos bastiões; suas muralhas, o alinhamento de suas ruas e casernas, a praça central onde fica a igreja, toda essa disposição racional de fortaleza possibilitou sua transformação num gueto isolado, num "campo para casos especiais".Os desenhos se inspiram nas aulas da admirável professora que foi Frederieke Brandeis. Esta jovem, nascida em Viena, foi aluna da Bauhaus, em Weimar, onde seguiu cursos com Paul Klee e outros mestres. Renomada arquiteta de interiores em Berlim, Viena e Praga, acabou caindo nas mãos dos nazistas. Em Terezin levou as crianças a estudar as cores e a luz, a fazer colagens sobre desenhos. Os formulários da antiga guarnição da fortaleza, ali abandonados, vão ser recortados e vão aparecer sob uma nova luz. Com meios tão pobres a arte se faz e o seu amor pela liberdade de criação se expressa num texto (Sobre a arte das crianças) onde ela se interroga: "Dirigir os lampejos de inspiração das crianças, suas súbitas iluminações é criminoso. Por que os adultos se apressam tanto em fazer com que as crianças se assemelhem a eles? Somos a tal ponto felizes e satisfeitos com nós mesmos?"
Suas lições eram também um meio de reconstrução psicológica dos pequenos prisioneiros. Os desenhos são povoados de imagens do lar perdido, da cidade amada para onde um dia querem retornar.
Frederiecke Brandeis morreu em Auschwitz em 1944.
Diversas revistas são preparadas nos lares de adolescentes como Kamarád (22 números), Rim-rim-rim (sinal de reunião da turma, chegou a 21 números), Vedem (Avante!, órgão da "República Skid", que chegou a mais de 50 números), Noviny...
São revistas em geral manuscritas, muito ilustradas por lápis de cor e aquarela. Seus exemplares, únicos, passam à noite de mão em mão. Revelam o que foi o quotidiano no campo, mas também se desenha história em quadrinhos, se escrevem aventuras em capítulos: viagens na estratosfera, explorações polares, descobertas, piratas e far-west.

(Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo-Ecléa Bosi)

O quarteto

A Espera

Cartazes de Óperas

Filme sobre a vida do artista Gustav Klimt